sexta-feira, 1 de março de 2024

Palestina

Com o apoio de nações e governantes hipócritas, o Átila de Telavive, dizima sem dó nem piedade, o famélico povo palestino em Gaza. Interesses escusos e econômicos dos poderosíssimos, impedem que alguém ponha cobro a esta atrocidade. Lamentávelmente!

Zé Petisco

Vem esta foto a propósito para contar o seguinte caso: O sr Zé Petisco dirigia- se com o boi da vila, do qual era um zeloso guardião, para o pasto na lama de Casal do Marcos. Devo salientar que o animal ainda não era um boi feito. No meio do caminho, surgiu  de um nabal , um carneiro grande e forte que tinha como dono o Ladrugães que morava ali perto do castelo. O embate entre o pequeno, mas atrevido bezerrão, e o forte carneiro, foi inevitável. Nem eu nem o Zé Petisco tivemos força para não deixarmos começar uma chega pouco habitual entre um boi e um carneiro. Para meu espanto, depois de muitas marradas do forte carneiro , o bezerrão deu às de vila diogo. Surpreso, alertei o Sr Zé Petisco que o bezerro que os da vila queriam que fosse um campeão, era uma grande podriqueira. Depois da derrota para um carneiro, o Sr Zé Petisco não se fez de rogado, acenou com a cabeça,em sinal de concordância com a minha pessoa.

Turrada

Sempre ouvi dos mais velhos que a chega de bois mais importante no concelho de Montalegre foi a do boi da Vila e o de Penedones, lá pelos anos sessenta. Isto porque o boi da Vila pouco mais era do que um bezerro e o de Penedones era grande como um castelo. Segundo o Tonho Ricoca, para ganhar a luta,o boi da vila valeu- se da arte de saber manejar muito bem as galhas aguçadas pelo Zé Trique. Depois dessa vitória enfeitaram o boi com flores e liderados pelo padre Carvalho desfilaram pelas ruas da Vila como de uma festa se tratasse. Devo lembrar que em tempos idos, as chegas de bois eram autênticas festas que mobilizavam as populações. Mas, não era só festa. De vez em quando, os inconformados derrotados, partiam para a agressão e as coisas tomavam desvarios desnecessários. De mortes não há notícias, mas cabeças rachadas, pernas e braços partidos, há aos montes.! 

irmãos