sábado, 16 de dezembro de 2023

Rede Social

Hoje, tal como as conhecemos, as redes sociais são uma esculhambação completa. 
Temos mentiras, discursos de ódio, extorsões, libertinagem e tudo que há de ruim numa sociedade. Ou os governos as regulamentam, ou isto será uma pândega sem fim. Uma pessoa conhecida  do grande público pode mentir ou dizer as maiores parvoíces, que a plataforma agradece. Se um desconhecido se contrapuser a um destes serviçais do ódio e da mentira, logo leva as guias de marcha da referida plataforma. Há uns dias, passando pelo conteúdo de uma dessas redes, deparei num vídeo em que uma pessoa conhecida desfilava ódio e  notórias mentiras conhecidas do grande público, sem parar. No meu comentário escrevi: mentiroso!
Logo veio um informe da dita rede que o meu comentário não obedecia às normas da empresa e que  ou eu editava o comentário ou poderia ter a minha conta apagada. Bem, ao editar o dito comentário acrescentei: porquê esse infame pode mentir e dizer palermices e eu não posso dizer a verdade?  A resposta foi rápida: apagaram o comentário mas mantiveram a conta. É claro que se trata dum abuso e é por isso que queria ver regulamentadas todas as redes sociais.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Paredão

Montalegre. (Paredão do boi)
Esta é, sem dúvida, a esquina mais emblemática da “ bila”de Montalegre.
Muitas histórias , verdadeiras ou não , aqui foram contadas. Por aqui passaram pessoas de bem, desfilando o amor pela terra que os viu nascer, trabalharam e sustentaram as famílias .
De menino e adolescente ouvi contos do António Fidalgo, do Zé Fiães , do Aires, Luís Xisco, Xisco pai, Teófilo, Vicente Laranjeiro, Manuel Pedreira, Adriano Costa, Zé Serafim, João Leal, Armando Carola, Zé Trique, Barbudo, Bento Coclas, Cigarrilha, Zé Passarinho, o Henrique, o Barroso Coclas e todos os outros que por aqui contaram suas vidas. O tempo passou, todos passaram e nós passaremos. Esta esquina continuará apreciando a natureza , os lameiros do Moêdo, as meras do Rolo, a Fecha, o Tremoalho, o Fantal, o Ourigo e sempre será lembrada como o “ Paredão do Boi”.
O cantinho das ideias revitalizado.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Irmãos

PSD e PS não são gêmeos mas são rigorosamente iguais nos costumes, nos usos e até nos vícios. Fundaram um clube eleitoral restrito e alternam- se no poder amparados por muletas, para o bem e para o mal. Foram feitos da farinha do mesmo saco e da água do mesmo reservatório. Só o fermento é de marca que os faz distinguir por parcos pormenores. De dia, nas campanhas eleitorais, afiam as garras, arranham- se, degladiam- se, acusam- se mutuamente e lutam pelo poder, assim como o rei Davi lutou por Betsabá para tê- la em seus braços. Para realizarem esse sonho não hesitam em pôr em prática a tática usada por Davi para se livrar de Urias, o comandante do seu exército. À noite prevalece a fraternidade e assuntos de interesse mútuo são desenhados. Compará-los à maçonaria, à Opus Dei, aos Iluminatti e até ao Bilderberg Club não será mera coincidência.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Chegas

Sempre ouvi dos mais velhos que a chega de bois mais importante no concelho de Montalegre foi a do boi da Vila e o de Penedones, lá pelos anos sessenta. Isto porque o boi da Vila pouco mais era do que um bezerro e o de Penedones era grande como um castelo. Segundo o Tonho Ricoca, para ganhar a luta,o boi da vila valeu- se da arte de saber manejar muito bem as galhas aguçadas pelo Zé Trique. Depois dessa vitória, enfeitaram o boi com flores e liderados pelo padre Carvalho desfilaram pelas ruas da Vila como de uma festa se tratasse. Devo lembrar que em tempos idos, as chegas de bois eram autênticas festas que mobilizavam as populações. Mas, não era só festa. De vez em quando, os inconformados derrotados, partiam para a agressão e as coisas tomavam desvarios desnecessários. De mortes não há notícias, mas cabeças rachadas, pernas e braços partidos, há aos montes.!  Lembrete: o boi representado nesta foto foi campeão invicto.!

domingo, 10 de dezembro de 2023

Mistérios

Depois de dois turbilhões que passaram por cima deste edifício, não demorará muito a chegar o terceiro que destruirá os insanos que por ele passaram. Quem viver, verá!

sábado, 9 de dezembro de 2023

extrema- direita

Se apreciarmos a conduta e outras coisas mais dos dirigentes dos partidos de extrema- direita pelo mundo, chegaremos à conclusão que se trata de xenófobos, hipócritas, falsos moralistas, aporofóbicos e mentirosos. Isto não quer dizer que nos partidos mais ao centro ou à esquerda, não haja dirigentes tão ou mais imbecis do que eles.

Política

Hoje, a outrora política desastrosa de Sócrates serve de munição ao PS para atacar o PSD e vice- versa. Como são iguais, veremos quem terá mais treta para convencer os eleitores.

irmãos